Tentativa de workshop de culinária

Olá,

Convidei amigos e colegas para experimentarem um jantar macrobiótico, na minha maison chique. Foram tantas as confirmações ... que tive de dividir em 2 (por agora).

Elaborei um menu, pedi a confirmação da disponibilidade das pessoas e comecei a preparar o jantar. Fui comprar os produtos macrobióticos que não tinha (com o Pedro), cozi o feijão azuki antecipadamente, para ser mais rápido ...

Tinha decidido oferecer os produtos macrobióticos e cada participante trazia fruta ou legumes.

Enviei mail com o menu e os ingredientes necessários aos participantes (para distribuir) e pedi para chegarem às 19h e trazerem avental. Como não tinha louça suficiente, pedi á minha irmã para trazer os talheres ..., ela trouxe tigelas, pratos e talheres de plástico, para todos comerem igual. Eu já tinha alguns copos de plástico.

Preparei a minha aula de culinária ao pormenor, enquanto arrumava a casa para receber os participantes. Fiz 2 vezes pãozinho na máquina de fazer pão e ficou muito bom


(pão de soja e pão de sementes).

Decidi ser eu a comprar os legumes e a fruta, para não ter ingredientes repetidos e comprar só o necessário (que estamos em crise, não podemos desperdiçar). E depois dividia a conta por todos.

Contudo ... alguns participantes desistiram ... mas mesmo assim não desmotivei, porque queria explicar porque tinha escolhido aqueles ingredientes e aquele menu, para que é que cada ingrediente é benéfico... às 19h comecei a cortar os legumes para adiantar.

Porém, só a Leandra compareceu a horas. Os meus irmãos trouxeram rissóis, arroz, batatas fritas ... muita comida ... Será que estavam com receio do que iam comer.... ?!

Gina e Leandra ajudaram-me a fazer a sopa, legumes, arroz integral...

Eu andava de um lado para o outro a receber os participantes tardios, a ver o que faltava fazer, a esmagar as sementes de sésamo ... e não consegui explicar, o que tinha preparado ...

O Pedro ajudou-me a fazer o chá ...
Depois a maioria dos participantes chegou tarde, porque pensaram que era só para comer ... penso que não me expliquei bem nas sms e emails que enviei ...

Os rapazes parece que não queriam entrar na cozinha, ficaram pela sala, todos animados a conversarem ....

Consegui convencer as meninas (Andreia, Carla Sofia, Daniela e Leandra), a fazer o bolo de maça em conjunto ... e elas inventaram ... porque não conheciam os ingredientes e queriam comer uma coisa doce ...
Comecei a sentir-me um bocadinho frustrada, porque nada do que eu planeara pusera em prática, os meus objectivos não tinham sido cumpridos :(

Mas os participantes pareciam que se estavam a divertir bastante. Comeram tudo ... Excepto a Gina e o Paraíso, que foram com o Henrique para o hospital, porque ele estava doentito e não havia maneira de melhorar.

As meninas só pensavam no bolo que tinham feito e ficaram satisfeitas com o resultado. Ainda me ajudaram a arrumar a cozinha, a Leandra, sempre prestável lavou a louça e a Daniela ajudou a limpar a louça. Sobrou pouca comida, mas a Leandra ainda levou para os pais provarem.
Ainda ficaram até tarde a conversar ... e felicitaram-me pelo jantar e querem repetir....

Mas eu não sei se vou fazer outro jantar macrobiótico, porque a minha ideia era uma aula de culinária para passar conhecimento ... mas acho que ninguém queria isso. Só eu  ...

No dia seguinte, enviei sms aos participantes, para saberem se tinham feito bem a digestão e se tinham dormido bem.. e todos responderam que sim.

Agradeço a presença do meu namorado,dos meus irmãos e dos meus amigos :), porque se eles não aceitassem o meu convite não teria havido jantar.

Obrigada Pedro, Virginia, Paraíso, Henrique, Andreia, André e Carla Sofia, David, Leandra, Daniela e Paulo.

Mensagens populares